Faca Aço Carbono - Conservação
  Carregando... Por favor, aguarde...

Faca Aço Carbono - Conservação

Postado em 15th Nov 2015 @ 5:55 PM

CONSERVAÇÃO DE FACAS AÇO CARBONO

Quem adquire uma faca de aço carbono conta com um modelo de alta capacidade de corte e grande resistência. O aço carbono, ao contrário do inox, não tem grandes percentuais de cromo, e sofre um processo natural de escurecimento, mas mantém, por muito tempo, sua força. Por isto é o predileto dos fascinados pela cutelaria artesanal.

Para levar a faca para a praia e garantir que ela siga nova, uma dica importante: manter a lâmina protegida com gordura, pode ser óleo W40, silicone ou vaselina sólida

Mas, para garantir a qualidade da sua faca, são precisos alguns cuidados especiais, simples de serem feitos e que fazem toda a diferença. Lá vão algumas dicas para manter a sua Faca sempre nova:

Mesmo bem cuidado, o aço carbono, com o uso e o contato com substâncias variadas, ele tende a manchar, formando com o tempo uma pátina acinzentada. Isso é natural do material, ao escolhê-lo você deve estar ciente disso. Ou dar preferência por aço inox forjada ou aço inox laminado que seriam o 420c forjado e 1.4116 laminado (germany).

Para manter essa oxidação sob controle  e evitar pontos de ferrugem que podem se instalar e corroer profundamente o aço deve se ter os seguintes cuidados:

  • Jamais guardar a faca suja. Lavar e secar a lâmina antes mesmo de embainhá-la.
  • Mantenha a faca seca e evite tocar na lâmina, o suor é uma substância oxidante.
  • Evitar armazenar a faca na bainha se por muito tempo, pois o couro curtido tende a oxidar a lâmina.
  • Armazená-la de preferência com a lâmina embebida em silicone ou vaselina líquida.
  • Para limpeza pesada, bem como para retirar a camada de oxidação, pode se usar Scotch Brite (o lado verde da esponja de cozinha).
  • Na cozinha, jamais deixe a faca de molho em contato com sabão, ou molhada no escorredor. Esses hábitos além de propiciarem a oxidação da lâmina, deterioram os materiais do cabo.

Para recuperar agressões ao acabamento, pode-se utilizar lixas d água.  O grão varia de acordo com a gravidade do arranhão os mais superficiais grãos 400 a 600, e os mais profundos de 220 até 180. Mantenha a faca sempre afiada, pois uma faca cega requer uma força maior para o corte, o que aumenta o risco de acidentes.

DICAS NA UTILIZAÇÃO DE UMA FACA

Evite esfregar a lâmina na parte grossa da esponja (lado Scothbrite) ou em outros materiais que possam agredir o fio e interferir no acabamento da faca.

Após o uso, lave a faca com água, sabão e esponja macia, seque e guarde.

Evite cortar alimentos em pratos, vidros, mármores, granitos e fórmicas. O ideal é utilizar tábua de madeira ou de plástico, pois preservam o corte.

Evite guardar as facas com outros talheres, pois o atrito entre eles danifica a afiação. O correto é guardar separadamente ou optar por uma bainha de papel ou ainda em cepos, estes extremamente eficientes.

Não utilize a faca para abrir latas, cortar outros metais, ou para outros artifícios que levem a uma torção ou flexão exagerada do produto.