Postado em 24th Nov 2014 @ 12:00 PM
Uma das partes mais difíceis da tarefa de amolar uma faca é acertar o ângulo. Para facilitar esse processo, experimente passar canetinha nos dois lados da lâmina. Conforme você vai afiando, confira se a tinta está saindo.
Tabela de Ângulos – inclinação • 15 a 17 graus - bisturis e navalhas. • 17 a 20 graus - trabalho com carnes/peixes. • 20 a 23 graus - canivetes, facas de caça. • 23 a 25 graus - facas para serviços pesados. • 25 a 30 graus - facões, cutelos, machados.
KIT COMPOSTO POR:
Caixa de madeira rustica / reflorestamento;
Suporte para assentar a pedra = afiar,
Borrifador, para umedecer a pedra na afiação – podes deixar antes de molho por 5 min. E não precisa borrifar durante afiação!
1 pedra: grão 180, maior desgaste - p/ facas sem corte:
Inicie a afiação por essa pedra, para desgaste maior do gume, procure ou marque onde será feito o desgaste... podes utilizar um marca texto ou caneta para controle onde será feito o desgaste.
1 pedra: grão 400. desgaste médio - p/ facas com pouco fio: esta ira deixar uma rebarba para os lados da lamina na medida que for afiando/desgastando, observe, assim que surgir rebarbas no gume, passe para outra pedra.. Está quase ok!
1 pedra: grão 800. - pouco agressiva - pra alinhar o fio, tirar ranhuras da lamina, espelhar. Está pedrinha ira realmente deixar a lâmina com fio perfeito, algumas vezes cada lado, podes passar em uma chaira ou utilizar a pedra seguinte = 1500 para tirar toda e qualquer rebarba... cuidado!
1 pedra: grão 1200 - sintonia fina do fio - de navalha, polimento da lâmina se necessário. O fio perfeito de navalha, após passar por essa pedra, não faça pressão, experimente em uma folha de papel (seco). Se cortar apenas com o peso da lamina esta ok!
1. Molhe a pedra com água morna para lubrificá-la. Imersão por 3/5 minutos é suficiente. 2. Recoloque a pedra em sua base e posicione-a sobre uma superfície plana e aderente. A pedra não pode movimentar-se durante a afiação. 3. Determine o ângulo desejado para o fio (veja tabela). Deslize os dois lados do fio sobre a pedra, fazendo movimentos regulares, começando com a ponta da faca. 4. Assim que o fio apresentar uma pequena rebarba ira surgir e deve ser assentada, ou seja, receber a afiação fina. Deslize, então, toda a extensão do fio sobre a face 1500 da pedra.
5. Faça o controle do fio numa folha de papel. 6. Quando a faca atingir a afiação desejada, retire a poeira escura da lâmina lavando-a com água corrente e seque-a completamente com um pano macio.
7. Lave então a pedra com água corrente e deixe que ela seque completamente antes de guardar.
Atenção: • Durante a afiação, a pedra deve estar sempre molhada, mas não a lave. O líquido viscoso formado durante a afiação facilita o deslizamento da lâmina. • Para evitar danos irreparáveis, não deixe a pedra cair. • Afiar facas é potencialmente perigoso, portanto tenha cuidado.
Algumas dicas para que sua faca não fique cega antes do tempo: • Assente regularmente o fio de suas facas com a *chaira. • Nunca use porcelana, vidro, metal, mármore ou granito como base para cortar. • Lave suas facas preferencialmente à mão e utilize apenas o lado macio da esponja, jamais utilize o lado verde da esponja (scothwrite) • Evite usos inadequados da sua faca (substituindo chave de fenda ou abridor de latas).
* Prefira as chairas lisas, a chaira não tem o objetivo de afiar e sim de assentar e dar polimento ao fio – alinhar o gume.
Usando uma * chaira de qualidade, antes e depois de cada utilização manterá o gume em perfeitas condições.
* Qualidade da chaira: ser mais dura que o aço da faca, caso contrario não surtirá efeito de alinhamento (o desgaste se dará na chaira e não na lâmina da faca)... observe!!
Todas as regras e promoções são válidas apenas para produtos vendidos e entregues pelo site. O preço válido será o da finalização da compra.