Como manter o fio de sua faca

Como manter o fio de sua faca

Postado em 11th Mar 2013 @ 2:51 PM

Como manter sua faca sempre pronta para uso:

Corte sempre os alimentos sobre uma superfície macia, nunca sobre plástico duro, porcelana esmaltada, vidro, louça ou metal. À medida que uma faca vai sendo utilizada, o seu gume perde o fio e, consequentemente, exige maior esforço para cortar. O que acontece é que os dentes minúsculos que constituem o gume (invisíveis a olho nu) encontram-se dobrados e é necessário restaurá-los e realinhá-los para voltar a obter o máximo poder de corte.

AFIAR: Usando uma chaira antes e depois de cada utilização manterá o gume em perfeitas condições.

1. Para usar corretamente a chaira é importante manter um angulo constante de aproximadamente 15/20° (entre a faca e a chaira).

2. Deslize a lâmina da faca, ao longo da chaira. Faça o deslizamento no sentido ponta da chaira ao cabo. Já a faca deve ser posicionada com a parte próxima ao cabo e termine pela ponta. Este processo deve ser repetido para o outro lado da lamina

3. Ao deslizar a lâmina da faca use pressão média. Repita o deslizamento da lâmina da faca (de ambos os lados) até ficar afiada.

Dica: ao lavar sua faca, não utilize o lado verde da esponja, é muito abrasivo e pode tirar o brilho da lâmina (arranhar), bem como prejudicar o fio,  use somente o lado amarelo ao lavar!

Veja aqui, vídeo uso da chaira: https://youtu.be/svaOhOer6H4